O final de semana teve 11 prisões pela Brigada Militar (BM) em Caxias do Sul. As ações fazem parte de uma mobilização estadual da BM contra os homicídios e roubos de veículos, batizada de Operação Hoplitas, que acontecerá todos os finais de semana, de sexta-feira até domingo. Com base em informações de inteligência, os policiais são distribuídos em áreas de possíveis confrontos de facções ou de maior índice de crimes contra o patrimônio. Barreiras táticas também são realizadas em pontos de acesso de bairros.
— O foco é a redução dos homicídios e roubos de veículos, que sempre têm o risco de virar um latrocínio. É intensificar as ações nestes pontos onde há mais disputas do tráfico. São ações de inteligências, graças às denúncias que chegam pelo disque-denúncia — ressalta o major Wagner Carvalho, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM).
O comando da BM em Caxias do Sul destaca a importância destas denúncias anônimas feitas pela comunidade para evitar novos crimes. Informações sobre facções, tráfico de drogas e homicídios podem ser enviadas pelo aplicativo WhatsApp (54) 98414-1178.
Foi com base em informações colhidas pela inteligência que o patrulhamento da BM evitou um possível incêndio criminoso na noite de sexta-feira (25). Os policiais militares monitoravam a Rua Luís Segala, no bairro Esplanada, quando abordaram um Mercedes A 160 com cinco tripulantes. O veículo era furtado e, na revista, os PMs encontraram cinco coquetéis molotov prontos para uso.
Os cinco suspeitos também portavam uma espingarda calibre .12, um revólver .38 e quatro litros de gasolina. Segundo o 12º BPM, o grupo faz parte de uma facção que disputa o domínio do tráfico de drogas e pretendia atacar a residência de um rival no bairro Montes Claros.
Além destes cinco presos, as ações da BM também resultaram na prisão do motorista de um veículo furtado, no sábado (26), de um homem com revólver no bairro Belo Horizonte e outro com uma pistola no São José, ambos flagrantes realizados no domingo (27). No total, a Operação Hoplitas abordou mais de 300 pessoas em Caxias do Sul, além de revistar aproximadamente 100 veículos e 40 motocicletas neste final de semana.
A mobilização estadual foi batizada em homenagem à Grécia antiga. Hoplita era um cidadão-soldado de infantaria pesada, que utilizava um grande escudo em batalhas.