Um jovem de 21 anos morreu baleado após fugir de uma blitz na madrugada deste domingo (6) em Caxias do Sul. Segundo a Polícia Civil, Matheus da Silva dos Santos conduzia uma Parati, com outros dois ocupantes, e foi orientado a parar em abordagem da Operação Dispersão — realizada por órgãos de segurança e secretarias municiais durante a pandemia —, que ocorria na Rua Moreira César quase na esquina com Rua José de Carli, no bairro São José. No entanto, Matheus, que havia acabado de adquirir o veículo e não tinha habilitação para conduzir, segundo relataram testemunhas à polícia, decidiu não obedecer a ordem dos agentes e fugiu.
Após perseguição por algumas quadras, o veículo teria derrapado na pista molhada e, em nova tentativa de abordagem, Matheus novamente teria tentado escapar, quando servidores da Guarda Municipal dispararam contra o veículo.
— Não foi tiro em movimento. Depois que ele rodopiou o carro, que ficou acuado, o pessoal desceu das viaturas para tentar abordar ele novamente, mas ele deu ré e teria projetado carro contra os agentes, que disparam contra os pneumáticos, os pneus, só que depois se apurou que o jovem estava com uma lesão proveniente de um dos disparos. É uma morte que ainda vai ser melhor apurada — relata o delegado plantonista da Polícia Civil de Caxias, David de Souza Nogueira Gomes.
O tiros foram disparados na rótula da Ludovico Cavinato. Matheus chegou a ser encaminhado ao hospital, onde foi confirmado o óbito. O jovem não tinha antecedentes criminais. Ele recebeu um tiro na cabeça.
— Os amigos dele que estavam no carro disseram que avisaram para ele parar e ele disse que não queria perder o carro — comenta o delegado.
O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Roberto da Rosa, confirma que os quatro agentes da Guarda Municipal envolvidos na ação serão afastados preventivamente até conclusão do inquérito policial, que será base de um procedimento administrativo-disciplinar a ser aberto pelo município. O caso está sendo apurado inicialmente como Homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.