Uma operação conjunta das forças de segurança de Vacaria busca desarticular, na manhã desta sexta-feira (30), um grupo de criminosos que prometia espalhar o terror pela cidade. Armados com pistolas, revólveres e espingardas, os bandidos encapuzados gravaram vídeos com ameaças a rivais. Segundo a Polícia Civil, o líder do bando foi detido nesta manhã e as buscas prosseguem por outros suspeitos.
Nas imagens que chegaram até a polícia, seis homens aparecem armados e pedem "sintonia entre a gurizada de Vacaria". Ameaçam que, "se tiver estranho em seus negócios (tráfico de drogas), prometem tiroteios". O grupo se identifica como sendo uma ramificação de uma facção da zona leste de Porto Alegre. Sete espingardas, duas pistolas e dois revólveres são mostrados nas imagens junto com os criminosos.
Junto com as ameaças, o bando também divulgava vídeos de execuções entre os rivais. A Polícia Civil garante que as mortes que aparecem nas imagens não aconteceram nos Campos de Cima da Serra. De acordo com a investigação, este grupo do vídeo é o mesmo que invadiu, recentemente, uma casa no bairro Porcínio.
A operação desta sexta-feira (30) conta com 75 policiais civis, militares e guardas municipais. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos bairros Municipal e Porcínio. Quatro homens vinculados à facção e aos vídeos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Os policiais também recolheram roupas e acessórios usados nas filmagens divulgadas, além de porções de drogas e munições.