Um homem de 54 anos foi assassinado dentro de casa em Canela na noite deste domingo (21). Esta é a sexta morte violenta da cidade em 2021, o que iguala o número de homicídios registrado em todo o ano passado. A onda de assassinatos colocou o município turístico de 45 mil habitantes entre os 10 mais violentos do Estado em janeiro — uma situação inédita para Canela.
O crime mais recente aconteceu Rua Vista do Vale, na Vila Dante, por volta da 20h50min de domingo. Um homem armado invadiu a residência e atirou contra Wilmar Bueno dos Santos, 54, que morreu no local. Segundo as informações iniciais colhidas pela Brigada Militar (BM), o crime foi motivado por uma briga familiar.
O autor foi identificado por testemunhas e os policiais militares realizaram buscas, mas o suspeito não foi encontrado. O caso segue em investigação pela Polícia Civil e outros detalhes da motivação não foram divulgados.
Com cinco homicídios em janeiro e fevereiro, Canela apareceu como a 11ª cidade gaúcha mais violenta no primeiro bimestre. Na Serra, o município ficou atrás apenas de Caxias do Sul (14 homicídios) e Bento Gonçalves (7).
Os seis homicídios de 2021 igualam o número de casos em todo o ano passado, mas cabe ressaltar que 2020 também teve um latrocínio (roubo com morte) que só foi esclarecido recentemente. O contador Antônio Ide Cavalli, 69, desapareceu em 5 de dezembro e três suspeitos foram presos no último dia 10.
Questionado sobre a recente onda de assassinatos, o delegado Vladimir Medeiros explica que o mês de janeiro foi atípico em razão do elevado índice de execuções relacionadas à guerra entre facções criminosas pelo tráfico de drogas. O delegado ressalta que a Polícia Civil esclareceu todos os casos de janeiro e já realizou sete prisões de suspeitos, incluindo lideranças destes grupos criminosos.