Uma operação conjunta entre a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil visou uma facção que estava planejando um assalto a banco em Bento Gonçalves. A Operação Fratres foi deflagrada na madrugada desta quarta-feira (17) e teve com um dos alvos um dos mentores do ataque a carro-forte na BR-470, também na Capital do Vinho, em fevereiro de 2018. O homem de 32 anos foi condenado por aquele crime, mas cumpre a sentença em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. O investigado e o irmão dele, de 30 anos, foram presos em flagrante.
A investigação que culminou na operação desta madrugada começou após informações recebidas pela agência de inteligência da BM, que acionou a 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A operação Fratres mobilizou mais de 60 policiais e cumpriu oito mandados de buscas em Bento Gonçalves e Dois Lajeados, que resultaram nas prisões em flagrante dos dois irmãos por posse ilegal de arma de fogo.
— Era um roubo que estava sendo planejado para esta semana pós-feriado de Carnaval em um município aqui da Serra, próximo a Bento Gonçalves. As polícias fazem um monitoramento constante de quem tem antecedentes neste tipo de crime, como neste caso, que estavam envolvidos no roubo daquele carro-forte de 2018 — resume o delegado Arthur Reguse, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves, que foi responsável pela operacionalização dos mandados desta madrugada.
Na residência do investigado como o mentor deste roubo a banco, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380 e um revólver .38. Também foi recolhido um veículo Audi Q3, joias e uma quantidade de ouro, além de celulares e notebooks que serão analisados.
Uma outra pistola .380 foi apreendida no imóvel do irmão do suspeito, que também fica em Bento Gonçalves. Na cidade de Dois Lajeados, os policiais recolheram R$ 43,4 mil em espécie.
A operação foi batizada de Fratres, que significa irmãos em latim, em referência à ligação existente entre as lideranças da facção. A ação liderada pelo Deic nesta madrugada contou com o apoio da DPPA de Bento Gonçalves, o 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Porto Alegre e o Canil do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul.
Quem tiver informações sobre roubos a banco ou foragidos pode denunciar diretamente ao Deic pelo disque-denúncia 0800-510 2828 ou pelos aplicativos WhatsApp e Telegram no número (51) 98444-0606.