Um carro-forte foi atacado por uma quadrilha na manhã desta terça-feira (6), na BR-470, em Bento Gonçalves. Pelo menos três assaltantes foram presos. Leia, abaixo, como foi a ofensiva criminosa:
1) O ataque
Por volta das 10h30min, um carro-forte da Brinks, que seguia para Veranópolis, é interceptado por assaltantes que estão em uma Tucson. A abordagem dos bandidos ocorreu no km 198 da BR-470, em Bento Gonçalves, logo após uma curva, perto do Belvedere da Ferradura, no distrito de Tuiuty.
2) O bloqueio
Ao mesmo tempo, outros ladrões interceptam um caminhão que estava seguindo pela mesma estrada, também em direção a Veranópolis. Esse veículo é deixado na rodovia para bloquear o trânsito.
3) Armamento pesado
Os criminosos da Tucson conseguem ultrapassar o blindado e cortam a frente do veículo. Um dos ladrões está na parte traseira da caminhonete e manuseia uma metralhadora .50 (de uso militar). A arma está apoiada num tripé e o criminoso está protegido por uma chapa de ferro – só se vê cano da arma de grosso calibre.
4) Os tiros
Da parte traseira da Tucson, o assaltante dispara duas ou três vezes contra o motor do carro-forte. O motorista do blindado tenta manobrar para fugir, mas não consegue, pois o motor foi danificado pelos disparos. A munição rompe a blindagem, o que força os seguranças a descerem do veículo.
5) A rendição
Os vigilantes reagem a tiros e tentam impedir o assalto. Um dos criminosos é baleado. Contudo, os assaltantes continuam usando a .50 e outras armas e os seguranças do blindado se rendem.
6) A explosão
Em seguida, os ladrões instalam explosivos no cofre do carro-forte e explodem o equipamento. Os assaltantes carregam o dinheiro e fogem em um Peugeot branco e um Corolla preto, conduzidos por comparsas.
7) A fuga
A fuga dos ladrões começa por estrada vicinal e continua pela RS-444, estrada que liga Bento Gonçalves a Monte Belo do Sul. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil montam um cerco.
8) A prisão
No caminho, os ladrões invadem uma propriedade rural em Monte Belo do Sul. Pelo menos uma pessoa é feita refém. Parte dos criminosos se rende, a vítima é libertada e três assaltantes são presos. O restante do bando foge. Parte do dinheiro é apreendida.