A Polícia Civil atua para desarticular um esquema que cooptava menores de idade e promovia a prostituição em Jaquirana, município de 4 mil habitantes nos Campos de Cima da Serra. A investigação iniciou-se em 2018 e teve as prisões preventivas decretadas pela Justiça na semana passada. Na tarde de segunda-feira (28), foi presa uma mulher que convencia as menores de idade a se prostituírem. Um dos homens que manteve relações sexuais com as vítimas foi capturado na manhã desta terça-feira (29).
A ação é coordenada pelo delegado Ancelmo Camargo. Ele explica que este grupo criminoso aproveitava-se da pobreza das vítimas para promover o esquema de prostituição e, assim, obter vantagem econômica. Os atos sexuais aconteciam em residências.
Como as investigações estão em andamento e envolvem vítimas menores de idade, o delegado Camargo evita dar detalhes sobre o esquema criminoso e o número de investigados. O delegado ressalta que a ação policial busca coibir a prática de crimes contra a dignidade sexual, em especial de pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade na região.
A mulher foi presa quando se escondia na casa de parentes em Jaquirana. Ela responde por favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, crime com pena prevista entre quatro e 10 anos de reclusão.
Já o homem foi capturado em uma borracharia da cidade e será indiciado por ter praticado crimes contra a dignidade sexual de pessoas em situação de exploração sexual, que tem a mesma pena. Ambos se reservaram o direito constitucional de permanecer em silêncio e foram encaminhados para o Presídio Estadual de Vacaria.