Em ação contra ao tráfico de drogas, a Polícia Civil cumpriu 39 medidas cautelares nas ruas de Caxias do Sul na manhã desta sexta-feira (18). A Operação The Boss efetuou 16 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão nos bairros Rio Branco, Petrópolis, Nossa Senhora de Fátima, Floresta, Cruzeiro, Madureira, Nossa Senhora de Lourdes, Pioneiro, Vinhedos, Sexta Légua e Cidade Nova. Entre os presos,14 homens e duas mulheres que atuavam no recebimento e distribuição de droga, inclusive, efetuada por tele-entrega. A operação desta sexta contou com apoio de 45 policiais e 15 viaturas das delegacias de Caxias do Sul.
A ação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) é resultado de monitoramento, que começou ainda em janeiro, de uma organização criminosa. Nesse período, o balanço da Draco aponta para 44 presos, 32 quilos de drogas apreendidas (cocaína, crack e maconha), além de nove armas de fogo. A venda das substâncias, segundo a polícia, movimentou R$ 3,5 milhões nesse período.
O delegado responsável pela The Boss, Luciano Righês Pereira, afirma que os líderes do grupo detido, que recebia, fracionava e distribuía a droga, comandavam as ações de dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul e da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada no Apanhador. O esquema era feito por uma organização diferente das facções mais estruturadas criminalmente.
— Desde o início do ano a Draco faz várias operações contra o tráfico de drogas para poder fazer frente à criminalidade e, assim, auxiliar diretamente na diminuição dos homicídios na cidade — diz.
Polícia Federal com mesmo foco
Em uma semana, duas operações da Polícia Federal em Caxias do Sul miraram no tráfico de drogas. No último dia 10, a Operação Teiniaguá cumpriu mandados em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, além das cidades de Sapiranga, Campo Bom, Parobé, Taquara, Lajeado e Charqueadas. A PF apontou que líderes organizavam as ações criminosas de dentro dos presídios do Apanhador, em Caxias, e de Bento Gonçalves. A droga recebida vinha do Paraguai e passava pelo Mato Grosso do Sul antes de chegar à região.
Já na quinta-feira (17), a PF cumpriu oito mandados nos estados do Paraná e Santa Catarina após investigação que iniciou no mês abril, quando houve apreensão de mais de uma tonelada de maconha na Serra.