A tentativa de abordagem a um Corsa com três tripulantes resultou em uma troca de tiros entre policiais militares e criminosos em Caxias do Sul na noite desta terça-feira (18). Willian Penedo Arruda, 25 anos, foi atingido e morreu no local. Nenhum policial militar foi ferido. Na ação, os PMs apreenderam um revólver e recuperaram uma camionete Ranger que havia sido furtada na madrugada anterior.
O confronto aconteceu na Estrada Benvenutto Toss, entre o loteamento Campos da Serra e a localidade de Santo Homo Bom. Segundo a Brigada Militar (BM), esta região costuma ser utilizada por criminosos como esconderijo de automóveis furtados ou roubados, por isso é incluída nas rotas de patrulhamento.
E foi durante umas destas incursões, por volta das 21h30min, que os PMs localizaram um Corsa com três tripulantes. Conforme a BM, a guarnição realizou a abordagem, mas houve resistência pelos suspeitos. Os dois caroneiros desembarcaram do veículo e tentaram fugir correndo. Um deles atirou contra os policiais, que revidaram. Este suspeito era Arruda, que morreu no local. Ele portava um revólver calibre .38 que foi apreendido com três munições deflagradas e outras duas intactas. De acordo com a BM, Arruda não possuía antecedentes criminais.
O segundo caroneiro conseguiu fugir correndo e se escondeu na mata. A BM realizou buscas durante a madrugada, mas ele não foi localizado.
O motorista do Corsa foi preso em flagrante. Conforme a Brigada Militar, ele tem 29 anos e diversos antecedentes policiais, incluindo tráfico de drogas, extorsão e roubo e furto de veículos. A identidade não foi divulgada em razão da legislação vigente sobre abuso de autoridade.
Próximo ao local do confronto, a BM localizou uma camionete Ranger que havia sido furtada na madrugada anterior. Segundo a ocorrência policial, o veículo estava estacionado em uma garagem no bairro Desvio Rizzo quando, por volta das 4h, um homem de roupas escuras e usando máscara o furtou. A Ranger estava com placas clonadas.
Este é nono suspeito morto em confronto com policiais em Caxias do Sul neste ano. A cidade ainda registra 48 homicídios, um feminicídio e dois latrocínios (roubo com morte). No total, são 60 mortes por violência em 2020.