Os bombeiros localizaram nesta sexta-feira (16) o corpo de Anderson Ricardo de Almeida Matos, o Alemão, 38 anos, dado como desaparecido desde a madrugada de domingo (4).
Ele estava caído em um barranco nas proximidades da Casa de Apoio Celeiro de Cristo, em Vila Oliva, interior de Caxias do Sul, onde havia sido internado para tratamento contra o alcoolismo. Os bombeiros iniciaram as buscas no início da manhã e conseguiram achar o corpo por volta das 14h. A hipótese é de que Matos caiu do barranco logo após ter saído da comunidade terapêutica.
A identificação ainda não foi oficializada pela polícia, mas Karine de Matos, irmã de Matos, e o diretor da Celeiro de Cristo, pastor Mário Wodzik, confirmaram que o corpo é do desaparecido.
Leia mais
Amigos procuram por homem desaparecido no distrito de Vila Oliva, em Caxias
Comunidade organiza mutirão em busca de homem desaparecido em Vila Oliva
Ninguém teria visto ele deixar a comunidade terapêutica, mas Matos apresentou um comportamento agitado e queria voltar para casa, segundo relatos da direção da entidade. Possivelmente, ele saiu de madrugada e se perdeu na mata em volta. O sumiço só foi percebido na manhã seguinte.
— Estava muito escuro no provável horário em que ele saiu, seria difícil enxergar. O barranco é muito extenso e alto — descreve o pastor Mário.
O ponto da queda fica a cerca de 100 metros da comunidade terapêutica. Conforme os bombeiros, Matos teria caído de uma altura de aproximadamente 80 metros. A equipe de resgate ainda precisou caminhar outros 100 metros para alcançar o corpo, que foi colocado numa maca e retirado por meio de rapel. A operação foi concluída por volta das 17h30min.
A comunidade do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, onde Matos residia, pretendia fazer um mutirão de buscas neste sábado (17) em Vila Oliva.
Pai de dois filhos, que residem com a mãe, Matos ajudava nas atividades do Centro Cultural Adão Borges da Rosa.