Após um sequestro que durou 27 horas, a Polícia Civil de Caxias do Sul efetuou a prisão de três envolvidos no caso. A ação, iniciada ainda na noite de quinta-feira (7), teve como desfecho a liberação das duas vítimas, no início da noite de sexta-feira. Segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), foram presos os suspeitos Luciano de Oliveira, 24 anos, Danrlei Moreira da Silva, 24, e Thaules Eduardo Pereira Rodrigues, 26.
De acordo com o titular da Draco, delegado Adriano Linhares, os três homens residiam em Caxias do Sul e integravam uma organização criminosa voltada para o sequestro com roubo de implementos agrícolas, com atuação em cidades da Serra Gaúcha.
Linhares, que coordenou ação, afirmou que dois membros da quadrilha ainda estão sendo procurados e que, além do trio capturado, já foram presos também outros integrantes envolvidos em crimes anteriores. De acordo com o delegado, os principais líderes já encontram-se detidos.
— Trata-se de uma organização criminosa com especialidade na modalidade de crime que praticavam. Eles atraíam a vítima para a região com o propósito de negociar uma máquina agrícola e, ao chegar aqui, a vítima era arrebatada por eles e mantida em cativeiro, a máquina era subtraída com violência e remetida para fora do Estado — relata o delegado.
Segundo Linhares, o grupo aliciava as vítimas em grupos e sites de venda de veículos, demonstrando interesse em adquiri-los. Ao chegar no local com a encomenda, as vítimas eram sequestradas e mantidas em cativeiro até que o veículo chegasse ao destino pretendido pelos criminosos.
A ação, que culminou com a prisão dos suspeitos, teve início na manhã de quinta-feira, quando duas vítimas de Santa Maria deslocavam-se até Caxias do Sul e foram surpreendidas pela quadrilha. Os dois homens sequestrados transportavam um trator da marca Case, que havia sido previamente negociado pela internet. Em Farroupilha, eles foram rendidos por dois criminosos. Um deles os levou de carro até o cativeiro, localizado no interior de Ana Rech, em Caxias do Sul. O outro assaltante tomou posse do caminhão, levando a máquina roubada para fora do Estado.
Após receber a denúncia do caso, a equipe da Draco abriu a investigação e conseguiu descobrir a localização do cativeiro porém, ao chegar no local, os criminosos já haviam liberado as vítimas e fugido. No cativeiro os agentes apreenderam o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) do trator roubado.
Dando continuidade às investigações, a polícia identificou os envolvidos. No total, desde a denúncia até o deflagramento das prisões, a operação durou 50 horas. Os agentes ainda buscam informações a repeito dos demais integrantes do bando criminoso e contam com o depoimento de outras vítimas que possam colaborar com o caso a partir da identificação do trio preso em Caxias do Sul.