Estratégia tradicional da Brigada Militar (BM) em dezembro, a Operação Papai Noel será lançada nesta quarta-feira em Caxias do Sul. O compromisso é ter 30 policiais militares circulando, pela manhã e à tarde, na área central. O reforço nesta época é para garantir a tranquilidade neste período de maior circulação de dinheiro, em que acontece o pagamento do 13º salário e a comunidade se prepara para as festas de final de ano.
A possibilidade de reforço ocorre porque, neste mês, a BM não realiza treinamentos internos e não ocorrem jogos de futebol. A expectativa é que o governo estadual confirme a liberação de 50% a mais em horas extras para o período, na comparação com o restante do ano.
— Todos os recursos do 12º Batalhão (de Polícia Militar) serão empregados e iremos manter a tradição de focar nas saturação do policiamento na área do comércio. Serão pelo menos 30 policiais, entre atuação a pé, a cavalo e com motos, além do canil — aponta o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º BPM.
— É uma operação que se repete há anos para dar ao consumidor a tranquilidade de andar pela área central e realizar suas compras de Natal. Queremos que esta parceria se estenda à Guarda Municipal e à Polícia Civil, em uma ação conjunta com todas as entidades do comércio — destaca Idalice Manchini, presidente do Sindilojas.
A expectativa do comando do 12º BPM é manter o índice de assaltos em queda.
— Estamos com um decréscimo no número de roubos, seja de comércio, a veículo ou a pedestre. Esperamos que diminua ainda mais. A meta é os 5%, mas acredito ser possível um número ainda maior — opina Ribas.
A Operação Papai Noel, que seguirá até o dia 5 de janeiro de 2019, será apresentada hoje, mas a mudança no policiamento só deve ser percebida a partir de sábado, 1º de dezembro. A estratégia da BM é uma decisão estadual e irá se repetir em outras cidades da Serra, mas cada batalhão define seu foco de atuação conforme as demandas.