Uma das ações sociais mais importantes de Caxias do Sul dá seu pontapé inicial neste sábado (8). O lançamento da Campanha do Agasalho de 2021 ocorre na Praça Dante Alighieri, das 8h às 18h. Ano passado, a tradicional abertura foi suspensa em função da pandemia. Nesta edição, os organizadores prometem cumprir todos os protocolos contra a covid-19.
As doações podem ser entregues diretamente no interior da praça, como nos anos anteriores, ou no formato drive-thru, sem desembarcar do veículo. Conforme o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, a expectativa é arrecadar mais de 150 mil peças, total recolhido e distribuído em 2020.
Podem ser doadas peças em bom estado de conservação masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e mantas. A solicitação é que as doações sejam encaminhadas em sacolas fechadas. Após a ação de lançamento ou nos pontos de coleta espalhados pela cidade, elas passarão por uma triagem e ficarão de 5 a 6 dias em um depósito, antes de serem encaminhadas para as entidades beneficiadas.
"É de doer o coração"
Muito antes do inverno, voluntários se mobilizam para trazer mais conforto e humanidade aos moradores de Caxias de diferentes formas. Os clubes de mães se tornaram pontes fundamentais entre quem é solidário e quem precisa.
No bairro Aeroporto, o Clube de Mães Semeando Luz é um dos beneficiados pela campanha promovida pela Fundação Caxias. Lorena de Fátima do Ebber, integrante do clube, relata o sentimento de quem vivencia de perto a necessidade por roupas e calçados:
— Antes da pandemia, a gente fazia ações em várias comunidades e, numa delas, as crianças pediram calçados e roupas, ao invés de doces e brinquedos. Lembro que chegamos lá para entregar as coisas e tinha crianças descalças, outras sem nada de roupa. É de doer o coração — lamenta Lorena.
A pandemia também refletiu diretamente nas necessidades básicas das famílias assistidas pela Pastoral da Criança da Diocese de Caxias do Sul. É o que observa a coordenadora, Doracélia Mello dos Santos. Falta agasalho para aquecer adultos e crianças e falta comida no prato também.
— Nós atendemos as famílias menos favorecidas e percebemos um aumento considerável na demanda principalmente por causa do desemprego. Outro dia mesmo recebemos uma mãezinha sem nada. Então, tudo o que as pessoas doarem na campanha será muito bem-vindo. Também precisamos muito de voluntários — diz Doracélia, explicando que antes da pandemia a Pastoral atendia cerca de 1,7 mil famílias somente em Caxias; hoje não há uma contagem atualizada.
Ajudar para ser ajudado
Nem sempre a solidariedade vem da abundância. A dona de casa Laiz Ribeiro Lopes, 32 anos, sabe bem disso. Mãe do Arthur, 2, e da Beatriz, 11, ela constantemente recebe roupas para as crianças por meio de voluntários da Paróquia Menino Deus, que faz parte da Pastoral da Criança, beneficiada pela campanha do agasalho.
— Graças a Deus sempre recebi muita ajuda. E quem tem criança sabe como eles perdem roupa rápido. Ainda mais nesse clima aqui da região, a gente precisa de muitos agasalhos para passar o inverno. Também tem a questão que chove e a roupa não seca, então, não é como no verão que as crianças passam bem com dois conjuntinhos — explica a moradora do bairro Serrano.
Laiz faz questão de cuidar muito bem das peças recebidas e repassar para quem precisa, assim como ela.
— Hoje, com essa situação, é quase que uma obrigação a gente pensar no próximo. Tudo o que não vai mais servindo para eles eu vou separando porque quero ajudar outras pessoas. Sou muito grata pela ajuda que recebo e espero que outras pessoas se sensibilizem também — reforça a dona de casa.
Condomínios receberão doações
Diante do cenário pandêmico, a Campanha do Agasalho também teve que se reinventar para continuar com seu propósito: tornar o inverno mais quente para milhares de pessoas. Nesta edição, a Fundação está fazendo uma parceria com os condomínios da imobiliária Prolar. Os edifícios receberão caixas para participarem da campanha. Desta forma, os moradores podem fazer suas doações sem se deslocar para lugares externos. Outros condomínios interessados na ação podem solicitar as caixas de coleta diretamente com a Fundação Caxias.
Além dos prédios residenciais, haverá pontos de coleta em lojas, mercados, áreas públicas, chegando a cerca de 500 locais. Nos próximos dias, todos os pontos estarão disponíveis em uma lista no site www.fundacaocaxias.org.br e na página do Facebook @FundacaoCaxias.
A Campanha do Agasalho de 2021 segue até o dia 20 de junho com o tema "É de pessoas como você que precisamos de ajuda".