Um dos principais objetivos da professora de Artes Gabriela Kuze sempre foi aumentar a autoestima dos alunos da escola pública, contribuindo para que acreditem cada vez mais em seu potencial. Para que isso ocorra, ela busca atividades que possam envolver e engajar a molecada. Foi o que aconteceu recentemente com as turmas de terceiros, quartos e quintos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezenove de Abril, que fica no bairro Cidade Industrial, em Caxias.
Trabalhando com aulas virtuais, por conta da pandemia, a profe apresentou os alunos ao trabalho do fotógrafo norte-americano Jared Middleton, que faz sucesso na internet com fotos minimalistas realizadas com action figures e brinquedos. Durante os últimos meses, as turmas mergulharam no universo da fotografia, aprendendo noções teóricas e práticas sobre o tema. Depois disso tudo era a hora de exercitar, e essa foi a parte que mais trouxe surpresas à Gabriela e aos cerca de 120 alunos que integraram o projeto.
– Eles sempre me surpreendem, mas nesse caso, fiquei “Meu Deus, que incrível”. Eu pensei em tentar fazer com que vissem como o trabalho deles foi significativo e foi grande. Eles são pequenos e se puxaram muito, conseguiram uma qualidade estética muito boa – elogia a professora.
Animada com o resultado alcançado e pensando em valorizar ainda mais o esforço da gurizada, ela decidiu entrar em contato – pelo Instagram – com o próprio Jared, o artista que serviu de inspiração para as criações. Eis que ele não só respondeu a professora de Caxias como também ficou muito feliz com a homenagem prestada pelos alunos. Como agradecimento, gravou um vídeo para enaltecer os artistas mirins brasileiros. As turmas ficaram em êxtase com a amplitude que suas criações tomaram e experimentaram um pouco da potência que a arte tem – outro objetivo da profe com as aulas.
– Eu sempre falo para eles acreditarem no poder transformador da arte, acreditarem na arte como meio de melhoria da qualidade de vida. A gente precisa levantar a autoestima tanto da escola pública quanto do aluno da escola pública – defende Gabriela.
Veja o vídeo enviado por Jared
Veja abaixo alguns trabalhos feitos pelos alunos
Leia também
Série "Causos e Gaitas" estreia nesta quarta, nas redes do Festival Música de Rua
Projeto Hip Hop nas Escolas vai ocupar ambiente digital
Pizzaria de Gramado inclui espetáculo teatral como atração semanal da casa
Projeto Pretos em Ação celebra o mês da consciência negra nas redes do Cetec UCS
Adriana Antunes: as mulheres e a política
Banda Não Alimente os Animais faz financiamento coletivo para gravar dois singles e um clipe