A participação do PSOL de Caxias do Sul na eleição à prefeitura será tema de uma plenária virtual, nesta terça-feira (25), às 19h30min. Conforme Clodoaldo Lima Macedo, integrante do Núcleo Popular Marielle Franco, o grupo defende candidatura própria a prefeito. O núcleo é formado por correntes minoritárias e militantes independentes. Também será deliberado sobre pré-candidaturas a vereador.
– Entendemos que dessa forma nos colocamos em melhores condições para disputar com um novo projeto de cidade, que nos diferencie do lulopetismo vacilante e fortaleça o PSOL e a luta contra o bolsonarismo e tudo o que ele representa – diz Macedo.
Macedo lembra que o presidente do partido, Lucas de Souza, participou de várias reuniões no ano passado, a chamada Frente Ampla, com o PT, PCdoB, PCB e até com o PDT. Sobre esse último, diz: "Sabemos muito bem o que representa aqui em Caxias". Acrescenta que Lucas já anunciou sua pré-candidatura, mas "não convence".
O integrante do Núcleo Marielle Franco acredita que possa haver surpresa na plenária, com a direção defendendo apoio a alguns desses partidos. A maior chance é de que seja ao PT do pré-candidato Pepe Vargas.
– Defendemos a unidade na luta contra o autoritarismo, tanto que participamos de todas as lutas antifascistas aqui em Caxias. Mas a unidade na disputa eleitoral é outra coisa, exige um compromisso programático – enfatiza.