Cambará do Sul retoma aos poucos a rotina de destino turístico do RS. A cidade que viu o cenário mudar durante a pandemia, amanheceu com a expectativa de receber visitantes nesta quinta-feira (11), depois da reabertura dos parques nacionais na quarta-feira.
As visitas respeitam uma série de restrições de combate ao contágio de covid-19. Na entrada da cidade, uma equipe da secretaria de saúde aborda os carros que chegam. Com máscaras, as servidoras medem a temperatura dos ocupantes e também preenchem um questionário com base em perguntas feitas aos visitantes. Entre elas, se teve contato com pacientes infectados, se tem sintomas de gripe, se está chegando para passear ou trabalhar e de onde está vindo. Em seguida, orientam sobre o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social entre grupos de pessoas.
Na área central de Cambará, o movimento era tímido por volta das 10h30min neste feriado de Corpus Crusthi. A situação é bem diferente da registrada em outros feriados, antes da pandemia, quando os ônibus de excursão tomavam a cidade.
Em uma padaria na avenida principal, um grupo de Joinvile havia chegado há pouco à cidade.
— Viemos conhecer os parques. Planejamos a viagem há 15 dias — contou a despachante Andreia Lopes, 45 anos.
Considerados um dos principais roteiros turísticos da Serra, os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul, reabriram para visitação do público na quarta. A reabertura foi autorizada em portaria publicada pelo Ministério do Meio Ambiente/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade nesta terça-feira (9).