Contra o coronavírus, a Vigilância Sanitária de Caxias do Sul vistoriou 666 estabelecimentos em abril. As equipes fiscalizam o cumprimento das medidas dos decretos municipais, principalmente se os estabelecimentos fornecem os equipamentos de proteção individual (EPI) para os funcionários, álcool gel para clientes e colaboradores, controle para evitar aglomeração de pessoas e o uso de máscara. Destas vistorias, 250 surgiram em denúncias ao Alô Caxias.
Leia mais
Primeiras mortes por coronavírus são confirmadas em Carlos Barbosa e Boa Vista do Sul
Serra tem 16 leitos de UTI prontos à espera de habilitação do Ministério da Saúde
Em cada visita, dúvidas são esclarecidas com os funcionários e material informativo é distribuído. A diretora técnica da Vigilância Sanitária, Tanara Moraes Isotton, ressalta que a atuação da equipe tem o objetivo de orientar os estabelecimentos para que desenvolvam medidas de prevenção, de forma educativa.
— Nosso papel é orientar sobre a importância de cumprir o que consta no decreto, visando reforçar as ações no combate à disseminação da covid-19. Nosso foco é abordar pessoas sem máscara, orientar quanto ao distanciamento em filas e esclarecer as dúvidas das população.
Denúncias do descumprimento do decreto podem ser feitas pelo Alô Caxias, no telefone 156. Outro canal é no site sac.caxias.rs.gov.br/alocaxias/coronavírus ou pelo email decreto@caxias.rs.gov.br.