Um prédio construído pelo Governo Federal e pronto desde 2016, cuja utilização ainda estava em discussão pelos órgãos públicos, não está mais. A partir da manhã de sexta-feira, Farroupilha irá abrir ao público a UPA Coronavírus, hospital de campanha que, durante a pandemia da Covid-19, será voltado para o atendimento exclusivo de pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal, caso da Covid-19.
De acordo com o com secretário de Saúde, Davi Almeida, cerca de 30 profissionais irão se dedicar exclusivamente a esse atendimento. O prédio, cedido à prefeitura no ano passado, irá contar inicialmente com 20 leitos, mas tem capacidade para ampliação em caso de necessidade. O secretário, contudo, ressalta que não haverá atendimento direto a quem procurar a unidade. É preciso passar pela triagem telefônica, através, do 0800.645.7950.
- Nesse momento, nossa central de atendimento telefônico é a porta de entrada da Secretaria de Saúde. Temos 10 telefonistas e um médico que irá avaliar os casos relatados, para então fazer o encaminhamento até a Unidade de Saúde, se necessário - explica o secretário.
O secretário também informa que, a partir desta quinta-feira, a prefeitura irá iniciar um serviço de higienização nas ruas da cidade, em pontos onde ainda há movimento de pessoas, como entorno de farmácias e supermercados. A comunidade de Linha Jansen, que teve o único caso de Coronavírus confirmado até o momento no município, também irá receber o serviço. A higienização será feita com água sanitária e álcool em gel. Davi reforça a importância das pessoas seguirem a quarentena:
- A comunidade tem sido muito acolhedora às medidas que a prefeitura tem tomado, sempre em diálogo com outras entidades representativas do município. Podemos dizer que Farroupilha saiu na frente no combate à pandemia, decretando a quarentena na Linha Jansen tão logo se confirmou o primeiro caso, na última quarta-feira, e esperamos continuar sendo exemplo.
Leia também
Vinícola da Serra Gaúcha faz entrega a domícilio sem cobrança de frete para duas caixas ou mais
Como empreendedores de Caxias estão enfrentando as incertezas causadas pelo coronavírus
Cesta básica em Caxias do Sul registra alta em fevereiro