A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) irá disponibilizar nesta quarta-feria a terceira remessa de vacinas contra a gripe para Caxias do Sul. Serão 12,7 mil doses que estarão disponíveis a partir de quinta-feira em todas as UBSs do município, para serem aplicadas em idosos e profisisonais da saúde, grupo que integram a primeira fase da campanha. Até a tarde desta segunda-feira, apenas as UBS Eldorado e Esplanada ainda têm doses disponíveis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira haviam sido aplicadas 23 mil doses no município, sendo 21 mil para idosos e duas mil para profissionais da saúde. O total de pessoas a serem vacinadas em Caxias do Sul na primeira fase é de 60,3 mil. O município representa mais de um terço do total de vacinas a serem destinadas aos 49 municípios da área da 5ª CRS, que irão receber ao todo 164 mil doses.
No último sábado, o segundo drive thru que seria realizado para intensificar a vacinação foi cancelado por haver poucas doses restantes. Uma nova data só deve ser anunciada quando o município receber a quarta remessa, maior que a desta semana de acordo com o cronograma da 5ª CRS. A coordenadora da 5ª CRS, Tatiane Fiorio, destaca que a antecipação da campanha neste ano, pelo Ministério da Saúde, encurtou também o prazo para o laboratório produzir as vacinas, em São Paulo:
_ Em outros anos a campanha começava em meados de abril e o laboratório fazia a sua programação normal. Esse ano, com a antecipação como forma de auxiliar no combate ao Coronavírus (prevenindo doenças respiratórias em idosos), o laboratório despacha conforme consegue produzir. Virá o total necessário, mas em remessas mais separadas _ destaca Tatiane.
A SMS também estuda, junto com a Secretaria Municipal de Trânsito, um novo local para fazer a ação, já que a Praça Dante Alighieri registrou congestionamento bem acima do previsto.
A primeira fase da vacinação segue até 15 de abril. A partir do dia 16, a segunda fase irá vacinar professores, profisisonais de segurança e doentes crônicos. A partir de 9 de maio, o dia D, abre o período para crianças de 6 meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e pessoas com deficiência.
Leia também
Hospital Círculo, em Caxias, cria área externa para pacientes com insuficiência respiratória
Prefeitura autoriza funcionamento de pequenos negócios e construção civil em Farroupilha
Hotel fará reformas em escolas de Caxias como contrapartida a construção de passarela