A pandemia de coronavírus não ocasiona grandes reflexos no aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul nesta segunda-feira (16). Mas a expectativa é que haja mudanças neste cenário a partir dos próximos dias, de acordo com o diretor do aeroporto Maurício D'ávila.
Segundo D'ávila, até agora, apenas um voo que viria de Campinas no domingo (15) foi cancelado pela empresa Azul, ação que é uma estratégia de prevenção ao coronavírus. Ainda segundo ele, a outra companhia aérea que opera no local, a Gol, ainda não se manifestou sobre possíveis cancelamentos.
— A tendência é que nos próximos dias mais voos sejam cancelados. Na semana passada, não notamos uma diminuição de passageiros, mas sabemos que pode acontecer por causa das últimas notícias — avalia D'ávila.
O aeroporto Hugo Cantergiani conta com três voo diários, dois pela empresa Gol, com destino a Congonhas, e um pela empresa Azul para Campinas. As operações desta segunda-feira estão mantidas, segundo ele. Os voos poderão sofrer alterações pela condição climática, visto que o dia está chuvoso. A orientação é de que os passageiros, antes de embarcar, entrem em contato com a cia aérea.
Maurício também explica que medidas protetivas estão sendo tomadas no Hugo Cantergiani, como a oferta de álcool gel no saguão e nas salas de embarque e desembarque. Desde o final de fevereiro, os painéis de voo exibem instruções de prevenção ao coronavírus, como por exemplo o modo correto de lavar as mãos e como proceder em caso de sintomas da doença.
American Airlines cancela todos os voos para o Brasil
No domingo, a American Airlines emitiu comunicado reduzindo sua operação internacional em 75% a partir desta segunda-feira. Com isso, todos os voos para o Brasil foram cancelados. A decisão vale até dia 6 de maio. Segundo a empresa, a mudança é em decorrência da menor demanda e das medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos, que está com restrições de viagem devido ao coronavírus.