Há 45 anos, umas das mais tradicionais casas de lanches de Caxias estacionava seu trailer na Tronca esquina com a Garibaldi. Na época, levava o nome de Texakão, já que ficava junto ao então posto Texaco Mas não demorou muito para que virasse o xis da Gringa — é que a proprietária Lorena Pola Fiorio sempre teve aquele sotaque inconfundível dos moradores da Serra Gaúcha.
Para comemorar o marco, uma festa está programada para esta quinta-feira (13), entre às 18h e a meia-noite. Haverá música ao vivo e sorteio de brindes. Todos os clientes que forem à festa receberão um presente da Gringa. Uma parceria com a Cervantes foi feita para comercializar chopp em frente ao estabelecimento. Até o final do mês, será servido um lanche especial: xis de batata-frita. A edição limitada vem fazendo sucesso desde que entrou no cardápio, no dia 1º.
1 mil lanches por dia
O empreendimento fundado em 8 de fevereiro de 1975 é um clássico e os números comprovam: aos finais de semana são servidos cerca de 1 mil lanches por dia. Conforme Micael Moura, responsável pelo marketing da empresa, o movimento da sexta-feira à noite, por vezes, supera o do sábado todo — único dia em que há atendimento ao meio-dia.
Desde 1986 nO Marechal
Até chegar ao atual endereço, no bairro Marechal Floriano, o Lanches da Gringa atendeu na Matteo Gianella, e em frente à Casa de Pedra. Desde 1986 está na Rua Carlos Bianchini, 694. Abre de terça a domingo das 18h à meia-noite e também aos sábados das 11h30min às 14h.