O vereador Elói Frizzo (PSB) pediu a demissão imediata da procuradora-geral do município, Cássia Kuhn, na sessão de quinta-feira (28). Segundo o vereador, houve supressão de parecer do procurador do município Roberto Bolsoni, tendo sido acrescentado um parecer de autoria da procuradora, no processo administrativo em que a organização da Parada Livre solicitava a realização do evento.
Para o vereador, os apontamentos caracterizariam infração político-administrativa e crime de responsabilidade.
Conforme Frizzo, Bolsoni e o ex-procurador-geral Leonardo da Rocha de Souza alertavam, quando da elaboração de decreto para eventos temporários, que era preciso observar que "a liberdade de reunião é protegida e assegurada pela Magna Carta, de modo que, para a realização de atos de manifestação social, política, filosófica, reunião por pensamento, por exemplo, mesmo sendo de caráter particular, não é necessária autorização. Basta apenas aviso prévio às autoridades a fim de prevenir o uso simultâneo de algum espaço público ou até confrontos".
Frizzo disse ainda que, em 2019, quando chegou o pedido administrativo dos organizadores da Parada Livre para ser autorizado, surpreendentemente, foi encaminhado à Procuradoria Jurídica.
— O parecer assinado pelo procurador Roberto Bolsoni sumiu do processo, evaporou. E, coincidentemente, foi substituído por um parecer da senhora procuradora Cássia Kuhn — disse o vereador.
Homologação necessária
A procuradora-geral Cássia Kuhn diz que não houve supressão de parecer, mas, sim, que o processo administrativo foi distribuído equivocadamente para o gabinete do procurador Bolsoni.
— Qualquer parecer não tem validade sem a homologação da procuradora-geral. Avoquei e fiz meu parecer — afirmou Cássia.
Segundo ela, o que foi feito de maneira errada foi como os documentos chegaram ao vereador Frizzo, "de forma equivocada e maldosa".
Leia também
Decisão do TJ provoca reviravolta para depoimentos dos freis capuchinhos na defesa do prefeito de Caxias
Freis capuchinhos terão que depor em data marcada por comissão de impeachment do prefeito de Caxias do Sul
Defesa do prefeito de Caxias obtém liminar para adiar depoimento de freis capuchinhos
PDT de Caxias faz convite para Beltrão ingressar no partido
Dúvidas e reflexos com decisão do Caso Magnabosco
Vereador usa a Bíblia e cita novela para criticar prefeito de Caxias do Sul