A 19ª Parada Livre de Caxias do Sul, evento organizado pela comunidade LGBT, iniciou por volta das 14h deste domingo e seguirá até a noite, com dezenas de apresentações artísticas e muitas bandeiras coloridas espalhadas pela Rua Marquês do Herval, nas proximidades da Praça Dante Alighieri.
O retorno do evento à Marquês representa uma vitória na queda de braço da organização contra a prefeitura, que no ano passado não cedeu o espaço para a organização da Parada (por conta disso, a 18ª edição foi realizada no pátio de um estacionamento). Ao microfone, a coordenadora da comissão organizadora, a drag queen Valma Classic Keer (personagem de Sandro Maurício Silva), pediu que o evento fosse realizado em paz, sem protestos mais agressivos contra a prefeitura. Contudo, não deixou de alfinetar o prefeito Daniel Guerra (PRB), principal antagonista da Parada.
— A gente tem muito a agradecer a muitas pessoas. Só tem uma que a gente não vai agradecer. (...) Faremos um evento sem brigas e sem discussão, pois é isso que eles querem e não vão ter. Não é à toa que ele (prefeito) tem aquele sobrenome horrível — disparou, acrescentando que o evento foi realizado sem dinheiro público.
Assessor jurídico da Parada Livre, Jair Zauza corroborou a posição de não enfrentamento com a prefeitura durante o evento.
— Nós acreditamos que tudo que tinha de ser dito à prefeitura já foi dito pela Justiça de forma muito clara — observou, referindo-se à determinação da Justiça que obrigou a prefeitura a ceder o espaço e prestar o apoio necessário para a realização da Parada.
— A prefeitura ofereceu o Centro de Cultura Ordovás para realizarmos o evento, oferecendo apoio com lixo, guardas e orientação de trânsito. A Justiça apenas determinou que esse mesmo apoio fosse dado aqui na Marquês e a prefeitura está cumprindo com a obrigação. Todas as pessoas que estão aqui são contribuintes têm o direito de estar aqui em segurança — acrescentou o advogado.
Às 17h está previsto um novo momento para falas no palco, desta vez com a possível participação de políticos.