"Valorizando a vida, investindo em histórias" é o tema da Semana do Doador, ação realizada pelo Banco de Sangue de Caxias do Sul. A ideia é incentivar o ato solidário e buscar novos doadores para garantir que os estoques sejam mantidos até o final do ano, que é um dos períodos mais críticos para a redução dos estoques, já que os doadores deixam a cidade em função das férias. A campanha segue até o dia 25 deste mês, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
A relações públicas do Banco de Sangue Linéia Espindula afirma que a semana também serve para agradecer a todos que em 2019 dedicaram tempo para doar sangue e ajudar a salvar vidas.
— A doação é um ato de amor e de solidariedade que muda a vida das pessoas. O slogan quer mostrar que são histórias de pessoas que nem se conhecem às vezes, mas também histórias de pessoas próximas que superaram momentos difíceis e hoje estão bem e gratos pelo carinho recebido dos doadores— ressalta ela.
Este ano o Banco de Sangue já recebeu 12,9 mil doações, que significa um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, como a validade do sangue é de 30 dias para as hemácias e 7 dias para as plaquetas, a doações constantes são essenciais para manter os estoques estáveis.
Dados do Ministério da Saúde mostram que somente 1,8% da população é doadora de sangue. Linéia lembra que são necessárias 60 doações diárias para manter os estoques em dia. Destas, 24 devem ser do tipo sanguíneo O positivo e 7 do tipo sanguíneo O negativo.
— Os dados apontam que 33% das doações são de doadores de primeira vez. No ano passado foram mais de 25 mil transfusões realizadas e em 2019 já passamos de 26 mil transfusões. Nosso trabalho visa conscientizar as pessoas da importância deste ato tão simples para doadores e de suma importância para os pacientes. Temos que lembrá-los de reservar tempo para voltar e repetir doações ao longo do ano.
O Banco de Sangue abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o serviço funciona das 7h30min ao meio-dia. Para um atendimento mais rápido, é possível agendar doações pelo Whatsapp (54) 9 9113-4710 ou pelo telefone (54) 3027-8600. O Banco fica na Rua Garibaldi, nº 476, no Centro.
Hemocs também promove Semana do Doador
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) também promoverá ações alusivas à Semana do Doador, mas a programação ainda não foi divulgada. As atividades começam no dia 25 e seguem até 29 de novembro. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h, e, aos sábados, das 8h às 11h30min. O Hemocentro está localizado na Rua Ernesto Alves, 2260, na área central. O telefone para contato é o (54) 3290-4543.
O que é preciso para doar:
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar bem de saúde;
- Idade entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos podem realizar doação com consentimento formal do responsável legal);
- Peso acima de 50kg;
- Não ter contraído hepatite viral após os 11 anos;
- Não ter diagnóstico de Doença de Chagas;
- Não apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
Fatores que impedem a doação
- Ter ingerido comidas gordurosas menos de 3 horas antes da doação;
- Ter fumado menos de 1 hora antes da doação;
- Ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12h anteriores à doação;
- Ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
- Estar gripado — é necessário aguardar 15 dias após o fim dos sintomas;
- Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
- Ter feito alguma vacina há menos de 30 dias;
- Ter realizado algum procedimento endoscópico há menos de seis meses.