O Sistema de Informações Geográficas de Caxias do Sul (GeoCaxias), disponível no site da prefeitura de Caxias do Sul, está instável. Profissionais não conseguem encaminhar os projetos de regularização de imóveis, processos de inventário e documentações para conseguir o habite-se e o alvará de localização.
Na ferramenta, estão disponíveis diversos mapas públicos de Caxias do Sul, que mostram imagens aéreas captadas desde 1955. É possível consultar nomes oficiais de ruas, número de lotes e quadras, zoneamento urbano dos loteamentos e limites dos bairros e das áreas urbana e rural.
A instabilidade do sistema prejudica, principalmente, arquitetos, engenheiros, topógrafos, o setor da construção civil e serviços de cartório que trabalham com regularização de imóveis. Não é possível consultar os dados, baixar documentos ou sequer acessar a ferramenta.
O inspetor secretário da subseção de Caxias do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Crea), Vinícius Santa Catarina, ressalta a instabilidade já dura pelo menos duas semanas.
— Estamos com extrema dificuldade em acessar o GeoCaxias. Toda a estrutura imobiliária de Caxias depende desse sistema e não estamos conseguindo acessar as informações — diz o inspetor.
Com a dificuldade, os processos ficam parados:
—Tentei acessar o GeoCaxias para uma retificação administrativa porque eu precisava localizar os lotes e não consegui acessar os nomes dos proprietários — relata a funcionária de um cartório de registro de móveis de Caxias.
A Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) informa que o problema técnico foi detectado e já foi repassado à empresa que fornece o sistema do GeoCaxias e também é a responsável pela manutenção da ferramenta. Uma reunião entre integrantes da Seplan e da empresa foi realizada na última semana e, assim que finalizado o diagnóstico do problema, se buscará uma solução para restabelecer o serviço.