A prefeitura de Caxias do Sul homologou o resultado da licitação para gestão e operacionalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, que substituirá o antigo Postão após a reforma. A empresa vencedora foi o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (Insaúde), com um valor operacional mensal de R$ 1.956.907,07 e de implantação de R$ 723.483,55. As informações estão disponíveis no site da Central de Licitações (Cenlic) da prefeitura.
A empresa classificada atendeu ao critério financeiro e atingiu 661 pontos na avaliação. Na avaliação técnica publicada em agosto, o Insaúde atingiu 92 de 100 pontos. A Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró Saúde), que também participava do certame, foi desclassificada. A concorrente tinha direito a recurso até esta quinta-feira (24), o que não foi formalizado.
Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul firma compromisso com o MP de abrir UPA Central até o dia 31 de dezembro
"Quando a UPA ficou fechada, fizeram bolo?", questiona secretário da saúde de Caxias sobre críticas envolvendo o Postão 24h
Agora, a prefeitura toma as medidas para a contratação da empresa vencedora. O resultado foi encaminhado para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A SMS está definindo os próximos passos e ainda não há uma data para assinatura do contrato. A administração municipal, contudo, ressalta que tem pressa em resolver a parte burocrática e colocar a nova UPA Central à disposição da comunidade.
No termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP), a prefeitura havia se comprometido a concluir a escolha da entidade até o dia 31 deste mês. Vencida a etapa, há ainda previsão de 45 dias para que o Insaúde realize a contratação e o treinamento de pessoal para dar início às atividades.
A reportagem tentou contato com a Insaúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O instituto tem sede administrativa em São Paulo. Em seu site, a organização informa que está presente na Bahia, em Alagoas, na Paraíba, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Paralelamente ao edital, o município finaliza as obras de reforma e ampliação do prédio, além da compra e instalação de equipamentos. As licitações pendentes, segundo o TAC, devem ser encerradas até o dia 30 de novembro. A unidade de atendimento está fechada desde outubro de 2018. A previsão inicial era de que a reforma seria concluída em abril, antes do inverno, mas o cronograma atrasou. A prefeitura firmou no TAC que abrirá a UPA até o dia 31 de dezembro.