A tecnologia será responsável por determinar o tempo das sinaleiras nos cruzamentos da RSC-453, na saída de Caxias do Sul para Farroupilha. O sistema de semáforos inteligentes foi instalado na sexta-feira (12) e funciona, inicialmente, em fase de testes. A intenção é agilizar os acessos aos bairros Desvio Rizzo e Cidade Nova.
Leia mais
Plano para reduzir impacto de trânsito no entorno da Havan prevê semáforos inteligentes
Obras de redução de impacto de trânsito no entorno da Havan já estão em andamento
Alargamento da RS-453 será finalizado após reposicionamento de postes
Antes da implantação do sistema, os cruzamentos da RSC-453 contavam com ciclos pré-programados de 120 segundos nos horários de pico, como às 18h. No semáforo inteligente, este tempo se modificará várias vezes ao dia, dependendo do fluxo na rodovia, e a expectativa é que o motorista caxiense fique menos tempo parado na sinaleira.
O investimento integra o Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real (conhecido como Scats, na sigla em inglês), um software australiano que já opera no trânsito de Porto Alegre e Florianópolis. Os detectores são câmeras fixadas à frente das sinaleiras e que analisam a passagem dos veículos com base na distância entre eles. O dado serve para calcular e decidir automaticamente os tempos de semáforo verde e vermelho, a fim de evitar congestionamentos.
Ao todo, são oito câmeras espalhadas pela rodovia estadual. Quatro delas estão nas proximidades do empreendimento Cassol Centerlar, nas ruas Terezinha Mantovani e João Nichele. As demais foram fixadas no entorno da Havan e Stok Center, próximo à rua Abel Postali, no acesso ao bairro Cidade Nova; e outra na avenida Alexandre Rizzo, que é a principal entrada ao Desvio Rizzo.
Os detectores foram exigências do poder público após a análise de estudos de impacto de trânsito realizados pelas varejistas e disponibilizados sem custos para a administração municipal.
— Vamos evitar que o condutor fique aguardando o semáforo abrir de forma desnecessária e contribuir com a segurança, principalmente à noite. Neste momento, estamos testando os equipamentos nestes locais e em breve poderemos analisar a ampliação do sistema para outras regiões da cidade — afirma o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares.