Um ano depois de ter sido iniciada, em julho de 2018, as obras de retirada da estrutura do antigo pedágio de Farroupilha, na ERS-122, e construção de um novo acesso ao bairro Forqueta estão paradas há cerca de seis meses. O trabalho,que tinha previsão de término em um mês, encontra-se abandonado, com 70% do serviço executado, faltando ainda a pavimentação, a construção do meio fio em concreto e a etapa de sinalização.
Leia mais
Projeto de novo posto do grupo rodoviário de Farroupilha inclui balança de pesagem
Grupo Rodoviário de Farroupilha atende no extinto pedágio em Caxias do Sul
A modificação no trecho é uma reivindicação antiga dos moradores de Forqueta, que chegaram a protestar, mais de uma vez, exigindo mudanças no acesso ao bairro. A obra tem o objetivo de facilitar a vida dos motoristas, sobretudo os que dirigem de Caxias do Sul para Farroupilha, entrando no bairro Forqueta ou fazendo retorno para o Centro e outros bairros caxienses. A ideia é que eles façam esse movimento pela pista da esquerda, sem necessidade de dar preferência a quem transita no sentido contrário.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), as obras no antigo pedágio foram interrompidas por falta de recursos para a compra dos materiais básicos. O departamento informou ainda que prevê a execução de obras de manutenção desde o trevo de Forqueta até Caxias assim que for solucionado o problema dos buracos entre São Vendelino e Farroupilha.Não há previsão de retomada.