A prefeitura de Caxias do Sul apreendeu mais de 80 ramalhetes de flores em dois dias de fiscalização na área central da cidade. Só na sexta-feira (7), foram 72 maços apreendidos. A administração municipal intensificou a fiscalização em função do Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12). Outros 10 buquês de flores foram recolhidos nesta segunda.
A quantidade de produtos à venda, porém, é bem maior que as apreensões. Segundo a secretária do Urbanismo, Mirângela Rossi, os ambulantes se organizam em dois veículos que ficam estacionados em pontos do centro e que armazenam as flores.
— Quando a fiscalização se aproxima, os vendedores se retiram para esses carros, onde os fiscais do Urbanismo não podem agir — descreve.
A prefeitura ressalta que o comércio de flores nas ruas é proibido pelo Código de Posturas. Além deste produto, a fiscalização tem constatado também o comércio frequente de roupas, equipamentos eletrônicos, bijuterias, chips telefônicos e até mesmo vendedores de abacaxi.
A própria secretária comenta que a fiscalização do comércio ambulante é controversa na cidade, porque muitas pessoas entendem que os vendedores são bem-vindos. Ela cogita, inclusive, fazer uma pesquisa de opinião a respeito.
— Daqui a pouco seria interessante fazer uma pesquisa para avaliar o quanto a população concorda ou discorda (com a venda de ambulantes no centro) — explica Mirângela.
Atualmente, segundo a secretária, a opção para os comerciantes de flores é vender os produtos nas feiras do agricultor ou no ponto de safra, já que as flores se enquadram na categoria de produtos da agricultura. Outra opção aberta pelo município para venda de flores nas ruas é em parklets, mas isso teria de ser solicitado por quem deseja instalar uma estrutura como essa, o que ainda não ocorreu.