A reforma da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, deve começar no segundo semestre deste ano, segundo a prefeitura. Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, o secretário de planejamento Fernando Mondadori afirmou que a intenção é iniciar a obra logo após o encerramento da Feira do Livro, em outubro. A revitalização deve durar de 12 a 18 meses.
Leia mais
Revitalização da praça Dante Alighieri, em Caxias, prevê acesso restrito de veículos na Av Júlio
Apesar de não ter um orçamento, o secretário admite que a obra custará caro, mas tratá benefícios para a cidade, pois o objetivo é trazer de volta os moradores para ocuparem a praça como local de lazer e convivência, algo que só ocorre atualmente nos finais de semana. Entre os pontos polêmicos da reforma, está a remoção das bancas e a presença de moradores de rua. A tradicional Banca da Ana, na esquina da Sinimbu com a Marquês do Herval não está prevista no projeto e no local será colocado um espaço de convivência e bem estar, parecido com os parklets que já existem na cidade.
Sobre os moradores de rua, a prefeitura confirmou que vai remover canteiros perto do Monumento de Gigia Bandeira, pois aquele ponto tem sido usado para dormitório e acaba sendo local de acúmulo de lixo.