O prazo de recadastramento biométrico obrigatório começou, nesta segunda-feira (11), para os eleitores de três municípios da Serra: Farroupilha, Canela e Paraí. Quem não fizer o procedimento no cartório eleitoral da respectiva cidade não poderá votar nas eleições municipais de 2020.
Para os eleitores de Paraí, o período é mais curto: o prazo termina em 5 de junho deste ano. Em Farroupilha, o prazo termina em 11 de dezembro. Para os eleitores de Canela, o fim do prazo é em 11 de março do ano que vem.
A coleta de digitais de eleitores já vinha sendo feita nesses municípios antes do prazo oficial, para pessoas que eventualmente buscavam atendimento nos cartórios - como, por exemplo, os jovens, para o 1º título de eleitor. Em Farroupilha, 26.051 eleitores já estão com as digitais cadastradas, o que corresponde a 47% do total de cerca de 55.600, e não precisam fazer novamente o procedimento. Em Canela, esse número é de 8.546 eleitores, 27,2% do total de 31.420. Já em Paraí, mais da metade já cadastrou as digitais: 4.479 de um total de 6.170.
Para saber se já está com a biometria cadastrada, o eleitor pode consultar o próprio título - onde, no canto superior direito, consta a inscrição "identificação biométrica".
Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico, o atendimento no cartório eleitoral da cidade pode ser agendado pela internet, no site do TRE-RS. Em Farroupilha, em torno de 60 eleitores por dia podem marcar horário para serem atendidos no cartório, que fica na rua Thomas Édison, 355, sala 01, no Centro. Para os eleitores de Paraí, o atendimento é feito no cartório eleitoral de Casca, que fica na Rua Barão do Rio Branco, 41. Em Canela, o agendamento está aberto para esta semana, com previsão de atendimento para 40 a 50 eleitores por dia. O cartório do município fica na Rua Dona Carlinda, 450, sala 227, no centro e o eleitor também pode comparecer diretamente para atendimento entre as 12h e as 19h, de segunda a sexta-feira.
Para fazer o recadastramento das digitais, o eleitor deve levar ao cartório um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência.
Leia mais
Além de seis prováveis candidatos a prefeito de Caxias, outros nomes surgem para marcar território
DEM terá candidato a prefeito de Caxias do Sul
PSL terá candidato a prefeito de Caxias do Sul
Conforme a chefe do cartório eleitoral de Canela, Iolanda Xavier da Silva, a meta até o fim deste ano é recadastrar 10.240 eleitores residentes no município.
— Reforçamos a equipe, que normalmente tem quatro servidores, com três estagiários. Nos próximos dias chegará mais um kit de biometria, que se somará aos quatro que já temos — explica.
O cartório de Canela tem uma particularidade por também ser responsável pelo atendimento dos eleitores de Gramado. Para os gramadenses, no entanto, ainda não há um prazo de recadastramento obrigatório. O município poderá entrar ainda no período previsto para 2021. É o mesmo caso, na Serra, de Bento Gonçalves, onde ainda não foi estabelecido o período obrigatório.
No Rio Grande do Sul, a previsão é que todos os municípios tenham o recadastramento biométrico concluído para as eleições de 2022. Em todo o Estado, cerca de 5 milhões de um total de 8,3 milhões de eleitores já fizeram o recadastramento.