Um grupo de moradores demonstrou sua indignação com o estado do Monumento à Itália, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. A tradicional "bota" inaugurada em 1958 na Praça João Pessoa foi atingida por um veículo no dia 8 de junho de 2017 e ainda não foi reparada.
Leia mais
Monumento à Itália é danificado em acidente de trânsito em Caxias
Nove meses após acidente, restauro do Monumento à Itália, em Caxias, ainda não tem data de início
Monumento à Itália: os 60 anos de um símbolo à espera de restauro
O morador Ivan De Stefani diz ter realizado pedido para o restauro da escultura no dia 6 de novembro do ano passado, pelo Alô Caxias. Como forma de protesto, nesta sexta-feira (9) colocou um banner balões junto ao monumento, "comemorando" o que considera um descaso do poder público.
O cartaz, assinado pelo movimento Por uma Caxias Melhor, traz uma matéria do Pioneiro da época do acidente e busca chamar a atenção da Secretaria Municipal da Cultura. Os manifestantes também pedem um bolo em decorrência do um ano de espera completado.
Em setembro, o secretário da Cultura Joelmir da Silva Neto estimou que as obras começariam em cerca de 40 dias. Procurado pelo Pioneiro, ele afirmou que o processo demorou mais do que o esperado pela dificuldade de encontrar um artista para realizar o restauro.
— Não pode ser um trabalho amador, a pedra quebrou num ponto único, não é simples. E temos que manter o máximo da característica original — aponta.
Neto diz que a contratação de um restaurador indicado por outros profissionais está sendo finalizada. A nova estimativa é de que, no mês de dezembro, a base do monumento seja retirada da praça para que o artista inicie o trabalho em seu ateliê. O secretário não adiantou o nome do profissional.
— Ele teve problemas de saúde, viagens, isso atrasou também um pouco o processo também. Mas nos reunimos há cerca de uma semana e estamos fechando a documentação. Queremos entregar o monumento nas mais perfeitas condições — garante.
Confira na íntegra o texto colocado no monumento:
Caxiense,
Viemos através deste banner demonstrar nossa indignação perante à omissão do poder público com nossa história. Foi requerido através do Alô Caxias que, ao menos, fosse realizado um estudo técnico e, posteriormente, a restauração do monumento. Como esperado, nada foi feito. Neste banner, além de querer chamar a atenção da Secretaria da Cultura e prefeitura, gostaríamos de pedir um bolo em comemoração ao ano de espera. É possível?