Desde agosto em Melbourne, na Austrália, para um intercâmbio de um ano, Tatiane Frizzo irá antecipar o retorno ao Brasil para janeiro. É por um bom motivo. Assumirá como vereadora na Câmara de Caxias. Rainha da Festa da Uva de 2010, ela toma posse no lugar de Neri, o Carteiro, colega de sigla que foi eleito deputado estadual na eleição deste ano.
Assim que Neri renunciar, o Legislativo convoca Tatiane. Ela terá 15 dias para se apresentar e assumir a cadeira. Nesta entrevista, concedida por mensagens de texto, ela adianta algumas das bandeiras que irá defender na Câmara. Confira.
Como foi receber a notícia de que será vereadora titular a partir do ano que vem?
Fiquei muito feliz com a notícia. O Neri fez um excelente trabalho como vereador e fará também como deputado estadual. Como vereadora, estarei à disposição das pessoas e contribuindo para nossa cidade se tornar cada dia melhor.
Por que você resolveu ingressar na política?
Acredito na política como ferramenta para transformar a realidade que nos cerca. Desta forma, precisamos de pessoas corretas e íntegras para realizar as mudanças necessárias para o bem comum.
Você concorreu a vereadora pelo DEM em 2012. Em 2016, concorreu já pelo Solidariedade. Por que a mudança?
A minha escolha se deu pelas pessoas, não pela sigla. Desta forma, quando as pessoas com quem eu me identificava politicamente deixaram o partido, eu fiz o mesmo.
Quais serão as tuas bandeiras durante o mandato?
Alguns temas como saúde (minha formação é na área, sou fisioterapeuta), mobilidade urbana, combate à violência doméstica e incentivo ao turismo certamente receberão atenção especial. Mas represento os interesses da população, desta forma, vou ouvir as pessoas e isso vai nortear meu mandato.
Qual a primeira ação ao tomar posse?
Preciso me inteirar sobre questões relevantes para a cidade além de dar continuidade ao trabalho realizado pelo Neri e montar minha equipe de trabalho.
Tem algum projeto que pretende apresentar já nos primeiros meses?
Tenho vários projetos que serão revisados e debatidos com a equipe de trabalho. Posteriormente, apresentados.
Com a tua posse, a Câmara terá quatro mulheres vereadoras. É a maior bancada feminina da história do Legislativo caxiense. Como você avalia?
Avalio que a participação da mulher na política é fundamental. Representamos mais de 50% dos eleitores e ainda assim a presença feminina no Legislativo é baixa. Cerca de 10% das nossas deputadas e pouco mais de 14% das mulheres são senadoras. Precisamos pensar de forma crítica sobre os motivos pelos quais isso acontece.