A candidata ao Senado pelo PCdoB, Abigail Pereira, votou por volta das 14h45min no Salão Paroquial Sagrada Família, em Caxias do Sul. Acompanhada de familiares e correligionários, Abigail criticou as mudanças na legislação eleitoral, como a diminuição do tempo de campanha no rádio e na televisão. A candidata também defendeu maior participação das mulheres no processo político.
— A campanha é muito difícil para quem ainda não é parlamentar. As novas regras só ajudam quem já está lá. Nosso tempo de TV também diminuiu pela metade, não foi uma coisa gradativa. Mesmo assim, a gente soube ocupar muito as ruas e as redes sociais — destacou.
Apesar de ocupar a quinta colocação nas pesquisas de intenção de voto na disputa ao Senado, a candidata manteve o tom otimista e garantiu que permanecerá em campanha no segundo turno da majoritária.
— A verdadeira pesquisa é essa de hoje, onde o eleitor vai pra urna e confirma. Estou confiante que estaremos no segundo turno com as nossas chapas majoritárias e vou fazer muita campanha para que a gente barre esse retrocesso que está posto, principalmente para a classe trabalhadora.
Abigail segue para Porto Alegre ainda nesta tarde, onde acompanhará a apuração dos votos ao lado dos candidatos do PT ao Senado, Paulo Paim, e ao governo do Estado, Miguel Rossetto. Após a definição dos resultados, a candidata concederá entrevista coletiva à imprensa.