Morreu na última sexta-feira o cãozinho Pituco, de 13 anos, que ficou famoso internacionalmente por buscar a própria ração em um pet shop de Paraí, cidade com pouco mais de 7,5 mil habitantes que fica na região nordeste do Estado. O animal enfrentava problemas de saúde há cerca de um ano e não resistiu a insuficiência cardiorrespiratória.
Pituco virou celebridade depois que um vídeo dele carregando um saco de ração até a casa onde morava foi postado no Facebook. A publicação foi visualizada mais de 1,5 milhão de vezes na página do pet shop. A peripécia do cachorro, inclusive, foi pauta fora do país, sendo compartilhado pela rede londrina BBC News.
Em entrevista ao Pioneiro, em julho do ano passado, a dona dele, a aposentada Rosângela Trevizan, 55 anos, contou que o cachorro, que era cego de um olho, começou buscar a ração por iniciativa própria, sem treinamento, há cerca de 10 anos.
— Se não tivesse tido esse problema de saúde, acho que o Pituco iria até os 20 anos. Por enquanto não vou pegar outro, porque tenho um gato que resgatei da rua e um papagaio, mas alguém me disse que uma hora dessas outro cachorrinho vai me encontrar — diz Rosângela.
A iniciativa de gravar Pituco carregando a ração foi da veterinária Ana Paula Pian como forma de lembrança. Na página do pet shop no Facebook, a publicação sobre a morte do cãozinho teve centenas de curtidas e dezenas de comentários.