Depois de um início mais calmo, conforme levantamento de GaúchaZH, o Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite registrou maior adesão da população de Caxias do Sul na tarde deste sábado. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) ficam abertas até às 17h exclusivamente para imunizar as crianças de um a quatro anos.
O objetivo da campanha é diminuir o risco da volta das doenças no país: desde 1994, não há casos de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, no Brasil. Já o sarampo estava erradicado desde 2015, mas casos foram registrados em 2018.
Neste ano, o desafio é recuperar a meta de 95% de imunização do público-alvo. Se em 2016 a cobertura contra a paralisia infantil havia alcançado 97% das crianças, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, no ano passado 85% do público-alvo foi imunizado. No último levantamento da campanha deste ano, feito na quinta-feira, 5.328 doses da vacina contra o sarampo (triviral: sarampo, caxumba e rubéola) e 5.369 doses contra a poliomielite haviam sido aplicadas na cidade. Os números representam 24% da população-alvo da campanha.
Ainda não há um balanço sobre o número de doses aplicadas neste Dia D, mas de acordo com a Secretaria da Saúde, o fluxo é considerado bom. Na UBS São José, visitada pelo Pioneiro por volta das das 14h30min deste sábado, a fila ultrapassava a porta de entrada, com mais de 15 pais esperando pela imunização, indicando que a população aproveitou o dia de sol para garantir a imunização.
Entre as crianças vacinadas estava o pequeno Miguel, quatro anos. Depois de tomar as gotinhas, ele aguentou a picada da agulha sem chorar, ajudado pelas servidoras da UBSs, que se fantasiaram de personagens infantis para atender os pequenos.
O menino Enzo, quatro, também resolveu se vestir de forma diferente para visitar a UBS: fantasiado de Homem-Aranha, ele estava apreensivo no início, mas com tantas distrações, nem notou quando recebeu a vacina.
— Eu nem vi — comentou.
Conforme a mãe dele, a enfermeira Débora Duarte de Lima, 41, o dia D foi a única oportunidade que ela teve para levar o filho ao posto de saúde.
— Durante a semana tem mais dificuldade por conta do trabalho, né? —pondera.
A campanha segue até o dia 31 de agosto. Todas as crianças que tiverem de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra das vacinas contra o sarampo e a poliomielite, independentemente de estarem ou não com o Cartão de Vacinação em dia.