Os caxienses e visitantes terão que esperar mais alguns meses para desfrutar do Ecoparque, construído junto à represa São Pedro, no complexo de barragens Dal Bó, no bairro Nossa Senhora do Rosário, em Caxias. A ideia é inaugurar a área de lazer na primavera. Esta é a terceira previsão de entrega do espaço ao público — antes, a promessa era abrir o local final do ano passado e, posteriormente, em fevereiro deste ano.
Leia mais
Ecoparque de Caxias será aberto ao público somente após construção de banheiros
Ecoparque, em Caxias do Sul, será entregue em 2018
Mas, pelo que já existe em estrutura no local, podem acreditar, vai valer a pena aguardar mais um tempinho. O cenário proporcionado pela natureza, com área verde e lago, é digno de contemplação. Para isso, e para quem, além disso, ainda quiser tomar um chimarrão com os amigos, se exercitar em uma academia ao ar livre ou levar as crianças para brincar em uma pracinha, foram investidos R$ 4,5 milhões.
A estrutura também tem pista de caminhada e ciclovia, bancos de concreto dispostos de frente para o lago, bebedouros e lixeiras, numa área total de 12 hectares. A conclusão do serviço pela empresa Mat Engenharia, de São Paulo, depende de algumas correções. Um aditivo de prazo prorrogou o contrato para até meados de julho.
Paralelo a isso, faltam os banheiros que não estavam previstos no projeto original. A ideia inicial era que as pessoas se deslocassem até o Jardim Botânico, onde existem sanitários. Mas, depois de uma reavaliação, o município decidiu que seria mais seguro para os usuários que eles ficassem dentro do parque em vez de arriscar uma travessia pela Rua Atílio Andreazza, que separa as áreas de lazer.
Por isso, serão erguidos banheiros perto dos portões de entrada do parque, onde também ficará uma guarita. Aliás, foi a decisão pela construção desses dois equipamentos que atrasou a abertura prevista para fevereiro deste ano. O edital que abrirá licitação para essa obra está em fase final de orçamento — deve ficar em torno de R$ 150 mil — e a expectativa é que seja lançado em cerca de 15 dias.
— Estamos concluindo, nos próximos dias, o orçamento, para enviar para licitação — garantiu Gerson Panarotto, diretor da Divisão de Planejamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), órgão responsável pela obra.
A projeção é estar com tudo pronto para que o Ecoparque, cujas obras começaram no final de 2016, possa ser inaugurado na primavera (meados de setembro). Não está descartada a possibilidade de, no futuro, colocar pedalinhos em área delimitada do lago em que a profundidade não ofereça risco às pessoas.
Se no projeto original não estavam previstos os banheiros, constavam espaço pet, anfiteatro e batistério. Devido à crise financeira, esses itens foram cortados e ficarão para um outro momento. Outra etapa que previa a construção de uma passarela ligando o Ecoparque ao Jardim Botânico também não tem data para ocorrer.
O QUE HAVERÁ NO ECOPARQUE
:: Pista de caminhada, ciclovia e estacionamento, totalizando 23 mil metros quadrados de pavimentação (com cerca de 300 vagas para carros).
:: Academia ao ar livre.
:: Bancos de concreto (210 unidades).
:: Parque para crianças com brinquedos.
:: Bebedouros (20 unidades).
:: Espaço pet.
:: Banheiros.
:: Guarita.
:: Lixeiras, num total de 70 conjuntos (para lixo orgânico e para lixo seletivo).
:: Gramado, com 68 mil metros quadrados de área plantada.
:: Gradil (cercamento com 540 metros).