A escassez de combustíveis em Caxias do Sul, consequência da paralisação dos caminhoneiros em rodovias da região, pode afetar a chegada dos estudantes às escolas durante esta semana. Mesmo assim, na rede pública, as aulas estão mantidas para esta sexta-feira. Já no Ensino Superior, a orientação das maiores instituições de Caxias é de que as avaliações sejam reprogramadas.
Leia mais
Supermercados já registram falta de alimentos devido à paralisação
Ônibus da Visate, em Caxias, têm combustível até domingo, garante diretor
Confira a programação das escolas de Caxias:
:: Escolas municipais:
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que as aulas seguem normalmente até a sexta-feira. Os alunos que dependem do transporte escolar gratuito terão o serviço garantido, já que as empresas responsáveis informaram que os veículos estão abastecidos. Caso haja falta de gás, a Smed orientou as merendeiras a trocar o cardápio dos estudantes por alimentos que não precisem de cozimento.
:: Escolas estaduais:
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) orienta que as atividades sejam mantidas normalmente nesta sexta-feira. No entanto, conforme a titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre), Janice Moraes, caso alunos e professores tenham dificuldades para chegar à alguma escola, a instituição tem autonomia para interromper as atividades, que serão recuperadas em outro momento.
:: Rede particular:
O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) afirma, em nota, que as escolas devem avaliar a situação e decidir sobre o funcionamento nesta semana. Caso mantenha as atividades, a orientação é que provas e trabalhos sejam transferidos para não prejudicar quem não consiga chegar à escola.
O Sindicato das Instituições de Educação Infantil Particulares de Caxias (Sinpré) afirma que as aulas seguem normalmente.
:: Ensino Superior:
O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, se manifestou, em nota, dizendo que as atividades acadêmicas e administrativas devem ser mantidas na medida do possível. No entanto, os alunos que não conseguirem comparecer às aulas não devem ser prejudicados. Da mesma forma, se o professor não consiga se deslocar à instituição, o aluno deve ser avisado com antecedência. As atividades avaliativas devem ser evitadas.
O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) informa que as atividades da instituição seguem normalmente nesta quinta e sexta-feira. Caso o aluno não consiga chegar à instituição e tenha avaliação marcada, porém, a atividade poderá ser remarcada com o professor.
O Centro Universitário Uniftec informa que as aulas serão mantidas normalmente. Caso as manifestações persistam, novas orientações serão repassadas.