O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) tem intensificado a troca de tubulações de Caxias do Sul. A região central, que conta com uma rede de abastecimento de água mais antiga da cidade, é a prioridade do trabalho. Os antigos tubos, que eram de ferro fundido ou de concreto, estão sendo trocados por outros de PVC, com maior durabilidade e menor impacto na qualidade da água.
Segundo o diretor da Divisão de Águas do Samae, Adriano Bolesina, grande parte da cidade já conta com uma tubulação de PVC. A região central é o local que tem uma maior atenção da autarquia pela dificuldade do serviço. Segundo Bolesina, uma avaliação da rede e do impacto da obra no trânsito é feita antes do início de cada ação.
Atualmente, as equipes do Samae trabalham na região do bairro São Pelegrino, como na rua Os 18 do Forte e na Tronca. O tempo seco das últimas semanas tem colaborado para que as obras sejam concluídas rapidamente. O planejamento estabelece que uma segunda intervenção comece apenas quando a primeira chega ao fim.