A prefeitura de Bento Gonçalves publicou o edital para a gestão e exploração publicitária do mobiliário urbano na semana passada. O projeto foi autorizado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. Os investimentos da empresa que for selecionada serão de cerca de R$ 1,8 milhão em troca de comerciais em abrigos de ônibus, lixeiras, contêineres, relógios com termômetros digitais e placas de identificação de ruas.
Atualmente, a cidade tem apenas um relógio na praça São Bento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, o da Via del Vino foi retirado por descontinuidade do contrato. A intenção agora é colocar os equipamentos em outros oito pontos, quatro deles nos principais acessos da cidade - pela Pipa Pórtico e pelos bairros Barracão, São joão e São Roque. O plano prevê também a instalação dos relógios no Parque de Eventos, praça São Roque, praça das Rosas ao lado da Maria Fumaça e Praça do Lago, no bairro Fátima.
Outro investimento que a prefeitura considera importante para uma cidade turística como Bento Gonçalves é a previsão do edital de instalação de 1700 novas placas de ruas. O projeto ainda contempla a manutenção de 40 abrigos de ônibus existentes e substituição ou acréscimo de paradas em 71 locais. A cidade ganhará ainda 11 pares de contêineres duplos e 304 lixeiras para espaços públicos.
A previsão para abertura de envelopes com as empresas credenciadas é para o dia 16 de maio e de que a empresa escolhida comece os trabalhos a partir de agostos. Ela terá o prazo de um ano para a as intervenções em todo o mobiliário. O contrato é para cinco anos podendo ser renovado por até 25.