Confira as cartas dos leitores desta sexta-feira. Para enviar a sua: o conteúdo deve ter até 200 caracteres e deve ser enviado para o e-mail leitor@pioneiro.com, com nome completo, profissão, endereço, telefone e CPF do autor. Os textos podem ser editados.
Abertura de rua nos Macaquinhos
Gostaria de saber de quem foi a infeliz ideia de retirar os vasos que trancavam a Avenida Vindima, perto do INSS, no Parque dos Macaquinhos, para abertura da rua. Com isso, a ciclovia foi interrompida e agora eu pergunto: como fica o ciclista se uma parte da pista foi liberada para o tráfego de veículos, sendo que tem motoristas que transformaram a rua numa pista de corrida? Além dos ciclistas, os pedestres também circulam por ali, principalmente no verão, por ser um lugar de muita sombra. Eu não sabia que a rua tinha sido liberada e estava tranquilamente fazendo minha caminhada quando quase fui atropelada por um veículo em alta velocidade. Se querem abrir a rua, que façam uma calçada para os pedestres e um corredor para o ciclista, antes que aconteça algum acidente. Fica o alerta às autoridades competentes.
Gema Dallalba, funcionária pública
aposentada – Exposição
Previdência
Se critica muito que um dos problemas do Brasil é o funcionário público. Mas essa é uma profissão como qualquer outra. O que devemos criticar são as mordomias que a profissão tem, diferente das demais. Aposentadoria integral, férias e licenças especiais e a quantidade de funcionários – mais que o necessário, entre numa repartição pública e irá confirmar –, bem como casos de mau atendimento. Prova disso, é a quantidade de aposentados da iniciativa privada e os gastos da Previdência, versus a quantidade de aposentados do funcionalismo público e os gastos com a Previdência.
Luiz Carlos Boff, engenheiro
São Pelegrino
Brasil
Lula ter sido presidente é um agravante, não um salvo-conduto. É exatamente por ele ter ocupado o cargo que ocupou que deve ser preso e continuar preso. Se livrar Lula da cadeia, o STF humilhará a Justiça, principalmente os membros da Operação Lava-Jato, que colocaram na cadeia políticos e grandes empresários corruptos. E humilhará todos os brasileiros, politizados ou não. Será a mais alta corte da justiça brasileira dizendo que lugar de político corrupto é solto, nos palanques e nos governos, roubando. Se destruir tudo o que a Lava-Jato fez até hoje, o STF será o maior vetor de impunidade do país, será cúmplice da corrupção sistêmica que mantém o Brasil atrasadíssimo em todas as áreas. Devemos nos lembrar que 90% dos brasileiros vivem com pouco menos do que quatro salários mínimos por mês. Metade dos brasileiros vive com até um salário. Isso significa que o Brasil é um país pobre, muito pobre. Por isso facilmente manipulável.
Pedro Fattori, jornalista
Centro