Desde que iniciou em fevereiro de 2017, a Campanha Adote por Amor possibilitou que 224 animais ganhassem novos lares. São gatos e cachorros que estavam sob cuidados da prefeitura de Caxias do Sul. A média é de 16 animais adotados por mês.
Para a adoção, é necessário fazer um cadastro online. Outra opção é enviar nome completo, telefone e endereço para o e-mail adoteporamor@caxias.rs.gov.br. Uma das ações da campanha é levar animais para a adoção às edições da Feira Sem Fronteiras, que ocorrem sempre no segundo domingo do mês, na Praça das Feiras.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal Marcelly de Souza Paes, todos os cães e gatos sob cuidados do município foram vacinados recentemente em uma parceria com veterinários da cidade. Quando são adotados, os bichos também são castrados e chipados, com o objetivo de evitar o abandono.
O canil municipal, em São Virgílio da 6ª Légua, abriga cerca de mil cães e gatos. A prefeitura tem um projeto para criar um centro de bem-estar animal no local. Conforme Marcelly, a iniciativa está em andamento na Central de Licitações e a expectativa é que a construção inicie até o final deste ano.
Campanha em Farroupilha
Outro município da Serra que tenta estimular a adoção de animais é Farroupilha. Nesta semana, a prefeitura lançou a Campanha Adote Um Amigo. Um Centro de Amparo Animal, localizado na Linha Julieta, abriga 170 cães, mas está com a capacidade esgotada.
Os interessados em levar um desses bichos para casa pode entrar em contato com o Departamento de Controle e Proteção Animal, pelos telefones (54) 3261.7914 ou (54) 996281878 e agendar a visita ao abrigo. A prefeitura vai promover feiras na Praça da Igreja Matriz nos dias 5 e 19 de maio e 9 de junho, das 8h às 13h.
O interessado responde a um questionário com os dados dele, local de residência, se já tem outros animais, consciência sobre os cuidados e gastos futuros, entre outros. Além disso, é obrigado a assinar um termo de responsabilidade.