Um novo sistema passa a operar no processo de implantação do prontuário eletrônico na rede de saúde pública de Caxias do Sul a partir de segunda-feira. Ele começa a ser utilizado nas Unidades Básicas de Saúde da região do Esplanada. Além desta UBS, fazem parte da região os postos do Alvorada, São Caetano e Salgado Filho.
As pessoas cadastradas na rede tiveram seus dados migrados para o novo sistema. A prefeitura pede para que os usuários dos quatro postos que forem buscar atendimento a partir da segunda levem documentos para atualizar o cadastro. Os documentos são o comprovante de endereço, o número de prontuário da UBS e o cartão SUS.
Conforme a prefeitura, nesta primeira fase de uso do sistema, será necessário mais tempo para o atendimento, já que está havendo a migração dos cadastros para o novo programa. Além disso, os servidores também estão se familiarizando com a tecnologia e o processo poderá levar mais tempo que o normal no começo, segundo a diretora do Território de Saúde do Esplanada, Léia Fernandes Muniz.
Conforme a diretora de TI da Secretaria Municipal da Saúde, Jaqueline Prataviera Giovanardi, assim que todas as UBS tiverem iniciado a operação com o novo sistema, os dados cadastrais de qualquer usuário da rede pública na cidade poderão ser acessados em qualquer posto de saúde. Após, ele passará a ser utilizado na UPA da Zona Norte e no Postão, a partir de abril.
Jaqueline afirma que o novo sistema é melhor, mais completo, mais seguro e de mais fácil utilização pelos servidores, e vai aumentar a produtividade na rede pública de saúde. O programa será inicialmente acessado por meio de computadores da recepção dos serviços de saúde.
Uma nova leva, de pouco mais de 300 novas máquinas, tem previsão de chegada no segundo semestre. Esses computadores serão utilizados por médicos dos postos e do Centro Especializado de Saúde, que também poderão, a partir daí, acessar pelo sistema o histórico dos pacientes.