Apesar da violência das imagens, não foram graves os ferimentos do rapaz espancado por um grupo de jovens após a festa de um bloco de Carnaval no Centro de Caxias do Sul. Leandro Machado, 19 anos, recebeu alta médica no Hospital Pompéia às 13h07min desta segunda-feira.
O espancamento ocorreu na esquina das ruas Sinimbu e Montaury, por volta das 22h10min deste domingo, foi filmado por testemunhas e repercutiu intensamente após circulação nas redes sociais. As imagens mostram um grupo de sete jovens, incluindo um com uma barra possivelmente de metal, agredindo repetidamente Machado. Mesmo caída, a vítima recebe diversos golpes na cabeça.
Esse vídeo publicado circula amplamente pelas redes sociais desde a noite de domingo, dia 18. A autoria das imagens não é conhecida. O Pioneiro tentou encontrá-lo na manhã desta segunda-feira, mas sem sucesso. No final do vídeo, uma mulher tenta, aparentemente, evitar novas agressões.
Inicialmente, o caso foi registrado na Polícia Civil como lesão corporal. As imagens que se espalharam nas redes sociais, no entanto, chamaram atenção da Delegacia de Homicídios. Mesmo antes de receber a ocorrência, os investigadores já buscavam a identificação dos agressores. No entendimento do delegado Rodrigo Kegler Duarte, o espancamento foi uma tentativa de homicídio.
O major Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), lamentou o ocorrido e ressaltou que a Brigada Militar (BM) estava mobilizada para dar segurança ao Carnaval.
— Estamos nos sentimos frustrados com o ocorrido. Todos os policiais envolvidos estavam imbuídos no sentimento de fazer o evento transcorrer bem. Mas, temos serenidade de saber que não foi um fato isolado. Provavelmente (o espancamento) foi decorrente de uma rixa anterior e que se desenvolveu após o Carnaval, não tendo relação com o evento — lamenta o oficial.
Leia também
Confira as vantagens e desvantagens do horário de verão
Domingo de Carnaval em Caxias é marcado pela mistura de ritmos e grande adesão do público
Saiba como captar o sinal digital em Caxias do Sul
Sindicância sobre professores que usaram substitutos para dar aula avança nesta semana em Caxias do Sul