Parte das escolas particulares de Caxias do Sul voltam às aulas na próxima semana. Entre elas, algumas das maiores da cidade, como o São Carlos, Murialdo, Rede La Salle, Madre Imilda e a Caminhos do Saber (confira os dias abaixo). O dado mais recente do Censo de 2016 mostra que Caxias tem 21 instituições particulares de ensino fundamental ou médio. A recomendação do Sindicato do Ensino Privado (SINEPE) é que o ano letivo inicie no dia 19 de fevereiro, data adotada por algumas instituições, como o Mutirão de Caxias. Já o Cetec retoma as aulas no dia 1º de março junto com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) tem retorno agendado para 5 de março.
Na rede municipal de Caxias, os alunos voltam às escolas no dia 19 de fevereiro. São cerca de 33 mil alunos. Conforme a Secretária da Educação, Marina Matiello, existe garantia do quadro de professores completo.
Nas escolas estaduais, o calendário está bastante variável por causa da greve dos professores que estende o ano letivo de 2017. A 4ª Coordenadoria Regional de Educação recebe as definições de datas até a próxima quinta-feira (15). A última escola a voltar às aulas será a Clauri Flores no dia 2 de abril - a escola ainda está recuperando período letivo de 2017. O Estado também está com edital aberto para contratação de professores temporários.
Datas de retorno
Colégio São Carlos: 12 de fevereiro para alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Educação infantil e até o 4º do ensino fundamental retornam no dia 13.
Colégio Murialdo: 12 de fevereiro
Rede La Salle: 14 de fevereiro
Colégio Madre Imilda: 14 de fevereiro para alunos a partir do 6º ano ao ensino médio. Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental retornam no dia 15 de fevereiro.
Caminhos do Saber: 14 de fevereiro até 4º ano ensino fundamental. No dia 15, voltam alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental e do ensino médio
Colégio Mutirão: 19 de fevereiro
Cetec: 1ª de março