A Associação Criança Feliz, de Caxias do Sul, terá que pagar a conta de água. A entidade, que atende a crianças e adolescentes no contraturno escolar, foi notificada no final do mês passado. O retroativo também será cobrado, mas o valor ainda não foi calculado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
A gerente da Associação, Cibele da Rosa, afirma que, pelo menos desde o início dos anos 2000, a entidade estava dispensada de pagar a tarifa. No final da semana passada, ela foi comunicada da conta que vencerá em fevereiro, cerca de R$ 3 mil. O valor, no entanto, será 30% menor porque entidades assistenciais têm esse desconto em Caxias. Mesmo assim, ela diz que a entidade não tem condições de arcar com a despesa.
A Criança Feliz atende a 230 crianças e adolescentes de seis a quinze anos. A entidade funciona há 23 anos. O custo mensal é de R$ 350 por pessoa atendida. Os recursos da associação vêm de verbas repassadas pelo município, o que representa 40% do total, enquanto o restante é arrecadado por meio de doações e festas organizadas pela entidade.
Conforme o diretor comercial do Samae, Marcio Gasparetto, a autarquia está fazendo a atualização do cadastro de todos os consumidores e foi constatado que não existe convênio comprovando que a Criança Feliz esteja isenta do pagamento da conta de água.