Um vereador e dois homens foram condenados pela morte de 126 animais em novembro de 2014, em Bom Jesus, na Serra Gaúcha. Os acusados são o atual presidente da Câmara Municipal, Rafael Oliveira Silveira (PP), além de Oberdan Callai Chaves e Luis Fabiano Cardoso. As informações são da GaúchaZH.
Oliveira teve pena fixada em 2 anos e 2 meses, em regime semiaberto. Chaves recebeu pena de 1 ano e 10 meses e Cardoso foi condenado a 5 meses e 22 dias. Todos podem apelar em liberdade. O quarto acusado, Vinícius Chissini Nunes, foi absolvido.
Leia mais
Vereador indiciado por morte de cães e gatos em Bom Jesus é preso
Secretário suspeito de matança de cães em Bom Jesus responde por duas mortes no trânsito
Matança de bichos em Bom Jesus teria sido combinada fora da prefeitura
Cães e gatos são dizimados na Serra e polícia tenta descobrir responsáveis
Foram mortos por envenenamento, entre 19 e 20 de novembro de 2014, 126 animais, entre cães e gatos. Segundo a denúncia do Ministério Público, o vereador Rafael Silveira, que ocupava o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento na época, ordenou que os servidores da prefeitura Oberdan Callai Chaves, Luis Fabiano Cardoso e Vinícius Chissini Nunes distribuíssem carne com veneno para rato em diversos pontos da cidade, o que teria provocado a morte dos animais.
Conforme a juíza Uda Roberta Doederlein Schwartz, ficou comprovado nos autos do processo que a conduta de Rafael foi entregar a Cardoso o dinheiro para a compra da carne e organizar o crime. Cardoso foi o responsável por comprar a carne e, segundo a decisão, foi "reconhecido como partícipe de menor importância".
Quanto a Oberdan, a juíza afirmou que ele foi responsável por dirigir o carro usado para distribuir a carne com veneno pela cidade. A participação de Vinícius não foi constatada.
A reportagem tenta contato com os acusados.