Se para recomeçar é preciso esperança e compaixão, o Natal é a época certa para buscar a inspiração. Pensando nisso, uma equipe da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias Sul pediu a pessoas em situação de rua cadastradas na rede socioassistencial da prefeitura que escrevessem um desejo e o pendurassem, colado em uma bolinha, em uma árvore natalina.
A ideia da campanha Se Esse Natal Fosse Meu é buscar uma oportunidade, realizar um sonho ou simplesmente ganhar um sorriso ou um abraço de alguém disposto a ajudar. Desde o domingo passado, a árvore está passando por vários lugares de Caxias: as pessoas leem as cartas e, caso se interessem pela história ou sejam capazes de realizar aquele sonho, retiram a bolinha.
Os presentes devem ser entregues na FAS até a próxima quinta-feira, que os encaminhará para quem solicitou. Como os pedidos vão de relógios até desejos de paz (embora a maioria busque emprego), a equipe da fundação também planeja um encontro entre as pessoas em situação de rua com quem adotou os desejos. Ao todo, foram escritos 60 pedidos.
O Pioneiro selecionou algumas histórias que estão na árvore e ainda não foram atendidas. Todos os personagens estão na casa de passagem São Francisco de Assis e, em comum, a vida destruída pelas drogas e uma vontade grande de recomeçar. A árvore continuará circulando até a próxima terça-feira em busca de "Papais Noéis": na segunda, estará das 10h às 16h, no Samae (Rua Pinheiro Machado, 1.615); no dia seguinte, no mesmo horário, no Ipam (também na Pinheiro Machado, 2.269).