Na ocorrência da apreensão de duas submetralhadoras na noite de segunda-feira, policiais militares registraram o nome de um apenado que seria o líder, em Caxias do Sul, da facção da Região Metropolitana que vem atacando pontos de tráfico na Zona Norte. O detento de 32 anos está recolhido na galeria C da Penitenciária Estadual no Apanhador, local que seria a base do grupo na cidade.
Leia mais
Prefeitura vai usar redes sociais para saber se população quer terceiro presídio em Caxias
Assassinato de mulher em Garibaldi ainda é cercado de mistérios
Natural de Cambará do Sul e morador da zona norte de Caxias do Sul, o suposto líder está preso desde 2007 e possui uma pena total de 36 anos e quatro meses — resultante de três condenações por porte ilegal de arma de fogo e uma por homicídio qualificado. Seu nome é conhecido por ser autor de um triplo assassinato registrado em Caxias do Sul. O crime ocorreu em 20 de maio de 2007 na frente de uma boate em Ana Rech.
Em 2012, ele foi um dos seis presos que fugiram por um buraco no teto do Presídio Regional de Caxias do Sul, a antiga Pics. Parte dos criminosos conseguiu escapar em um Gol branco. O suposto líder da facção, no entanto, foi atingido por um disparo de bala de borracha quando tentava fugir a pé em direção ao bairro Lourdes, desmaiou e foi recapturado.
De sua pena original, ele já cumpriu 12 anos e quatro meses — o cálculo inclui 679 dias remidos. Restam 23 anos e 11 meses de reclusão a cumprir. Sua progressão de regime é estimada para ocorrer no segundo semestre de 2027.