A ideia de fazer bonecos para protestar contra problemas urbanos viralizou em Caxias do Sul. Inspirado na ideia de moradores de Forqueta, que criaram o Neno Buracon e a Nena Sinaleira para chamar atenção de problemas na ERS-122, na semana passada, um grupo do bairro São Leopoldo reivindicou nesta segunda-feira o conserto de uma cratera aberta há dois meses.
O personagem, apelidado de Seu Leopoldo, foi colocado próximo ao buraco na Rua Carlos Mauri. O problema surgiu em decorrência das fortes chuvas do início do mês de junho e até hoje não foi resolvido.O protesto pacífico foi organizado pela Associação de Moradores de Bairro (Amob) São Leopoldo, que também levaram cartazes com frases como "A cratera está aberta, Seu Leopoldo está alerta".
Leia mais
Rua de Caxias do Sul tem cratera aberta há quase dois meses
Estacionamento na Av. Rio Branco, em Caxias, deve ser reativado na próxima semana
– A prefeitura veio até ali, fez uma limpeza, mas nada demais. Foi feito um ofício e um abaixo-assinado. É um buraco muito grande, que ocupa metade da via. A rua é uma artéria da Avenida São Leopoldo e o buraco a torna muito perigosa – reclama o presidente da Amob, João Otávio Mendes.
Pelo trecho passa uma galeria, cuja parede caiu devido ao grande volume de chuva. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, o conserto necessita de um maquinário especial, para a retirada de pedras grandes. A máquina precisa ser alugada, o que deve ocorrer dentro de 15 a 20 dias. Após a intervenção do equipamento, a recuperação da via deve ocorrer em regime de urgência, conforme a secretaria.